O mapa da fotografia em São Paulo
São Paulo é certamente o melhor lugar do Brasil para se ver exposições de fotografia e, provavelmente, um dos melhores do mundo. Tem dezenas de museus e galerias. Alguns são dedicados exclusivamente ao tema. Outros, ainda que exibam também pinturas, esculturas, vídeos e instalações de arte, mantém uma intensa agenda de exposições, espaços para o debate e o estudo da fotografia.
O Instituto Moreira Salles (IMS), por exemplo, tem uma biblioteca sobre o assunto, um acervo com 2 milhões de imagens e a revista Zum. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), junto com a Pirelli, construiu, entre 1990 e 2012, uma das mais amplas e diversas coleções de fotografia brasileira. O Museu da Imagem e do Som (MIS) tem, além de exposições, cursos. E há ainda o Instituto Tomie Ohtake, a Caixa Cultural, o Itaú Cultural e a Pinacoteca.
Entre as galerias especializadas, alguns destaques são a Ímã, a DOC e Babel. A Ímã tem obras de cerca de 80 fotógrafos em acervo. São nomes como Walter Firmo, João Bittar e Nair Benedicto. Na DOC é possível ver imagens de jovens talentos, como Victor Dragonetti (Drago), e de fotógrafos documentaristas consagrados, como Mauricio Lima, único brasileiro a vencer o Pulitzer. Já a Babel tem em acervo obras de grandes nomes da fotografia internacional, como Bruno Barbey, Elliott Erwitt, Thomas Hoepker, Steve Mccurry e David LaChapelle.
No mapa abaixo, há cerca de 40 endereços paulistanos nos quais é possível encontrar fotos sobre os mais diversos temas, de fotógrafos nacionais e estrangeiros. Além da localização, clicando sobre os ícones, aparecem o endereço do site, o horário de funcionamento, o telefone e alguns nomes representados ou mantidos em acervo. Mesmo que não haja nenhuma exposição nos grandes museus, sempre dá para apreciar boa fotografia - para todos os gostos -, em São Paulo.
(Caso conheça galerias não incluídas no mapa, é só enviar o nome e o site por e-mail)